Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Pesquisa e formação

Pesquisa e formação

Domínio Público

Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil (dados de junho de 2009). Lançado em 2004, o portal oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

Pró-Letramento

O Pró-Letramento é um curso de formação continuada, destinado a professores já em exercício na rede pública, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano). O curso busca melhorar a qualidade da aprendizagem de leitura/escrita e matemática.

Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar

O Gestar II é um programa de formação continuada para melhorar a qualidade do ensino dos professores que já estão trabalhando na rede pública.

O programa oferece formação continuada em português e matemática aos professores dos anos finais do [Ensino Fundamental] (5ª à 8ª série ou 6º ao 9º ano).

Prodocência - Programa de Consolidação das Licenciaturas

O Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência - seleciona propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação dos professores e que fortaleçam sua formação. Apóia iniciativas que priorizam o acompanhamento e avaliação dos projetos político-pedagógicos dos diferentes cursos de licenciatura, bem como o desenvolvimento de novas metodologias apoiadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.

Observatório da Educação

Criado em 2006, o programa seleciona grupos acadêmicos que recebem verba para pesquisar temas educacionais diversos, por um período que varia de um a quatro anos.

Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid - é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores.

Plano Nacional de Formação de Professores

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica vai regularizar a situação de mais de 300 mil professores das escolas públicas estaduais e municipais, em exercício na função docente, na rede pública de ensino, mas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. É a chance de iniciar gratuitamente um curso de licenciatura, em 2009, 2010 ou 2011.

 
  • Acessibilidade Brasil
  • PDE
  • MEC