Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Programas de Incentivo

ProUni - Programa Universidade para Todos

O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2005, oferece bolsas de estudo em instituições privadas de Educação Superior. Desde o início do programa, 748 mil pessoas já foram beneficiadas com bolsas de estudos parciais e integrais e puderam ingressar no Ensino Superior. Podem concorrer os candidatos que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Fies - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

O Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinado a financiar a graduação de estudantes de baixa renda, que não tenham condições de arcar com as despesas de sua formação. Atualmente, são agentes financeiros do Fies o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

UAB - Universidade Aberta do Brasil

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação à distância de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de Ensino Superior, estados e municípios, para promover acesso ao Ensino Superior.

 
  • Acessibilidade Brasil
  • PDE
  • MEC