Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Principais Licenciaturas

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Ciências Naturais - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2800 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Ciências Naturais é capacitado a atuar na educação básica, prioritariamente no Ensino Fundamental, como educador para a Ciência e para o meio ambiente. Ocupa-se com a formação e a disseminação do saber das Ciências Naturais nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal. Deve apresentar domínio da Física, da Química e da Biologia, suas aplicações e desenvolvimento científico.

Temas Abordados na Formação

Fenômenos naturais (físicos, químicos e biológicos), seus princípios, teorias e fundamentos nas áreas clássicas e contemporâneas; equipamentos e processos tecnológicos relacionados às atividades de ensino e de pesquisa das Ciências Naturais; Matemática, Computação e afins; Psicologia da Educação; História da Educação; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; conteúdos e métodos de ensino em espaços formais e informais de educação científica para o exercício da docência e conhecimento da realidade de ensino local, regional e nacional.

Área de Atuação

O Licenciado em Ciências Naturais pode atuar no sistema formal e informal de Ensino de Ciências na Educação Básica; pode atuar ainda com pesquisa e extensão; em locais como museus de ciência, zoológicos, hortos florestais ou afins; na análise e na elaboração de materiais didáticos.

Infraestrutura Recomendada para a Oferta do Curso

Laboratório de Ciências (Física, Química e Biologia).

Topo

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Física - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Física, ou Físico, é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, etc. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

Temas Abordados na Formação

Fenômenos Físicos: Princípios, Teorias e Fundamentos Clássicos e Contemporâneos; Física; Estatística; Evolução dos Conceitos e da Filosofia da Física; Matemática; Computação; Didática; Instrumentação para o Ensino de Física; Elaboração e Utilização de Material Didático de Física; Fundamentos da Aprendizagem da Física; Concepções Prévias de Conceitos de Física de Alunos; Abordagens de Ensino; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Área de Atuação

O Licenciado em Física, ou Físico, pode atuar no sistema formal e informal de ensino, nos níveis de Educação Básica; em Institutos de Pesquisa Governamentais; na iniciativa privada, com processamento de dados, pesquisa e desenvolvimento industrial; em setores que envolvem conhecimentos interdisciplinares.

Infraestrutura Recomendada

Laboratórios de Física; Laboratórios de Ensino de Ciências (Física).

Topo

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Geografia - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Geografia, ou Geógrafo, ministra aulas de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Realiza assessoria pedagógica na área de Geografia e está capacitado para ministrar cursos de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudo afins à Geografia. Desenvolve projetos de pesquisas em educação e ensino de Geografia e educação brasileira. Atua ainda no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da geografia física e geografia humana, considerando o ambiente urbano e rural nas caracterizações das unidades de estudos geográficos em escala nacional, regional e local, atinentes às questões ambientais; condições hidrológicas e fluviais; estudos de impactos ambientais e relatórios de impactos ao meio ambiente; mapeamento e gerenciamento de informações geográficas.

Temas Abordados na Formação

História do Pensamento Geográfico; Climatologia; Geografia da População; Geologia; Teoria e Metodologia da Geografia; Cartografia; Geomorfologia; Geografia Agrária e Urbana; Biogeografia, Geografia Política; Geografia Regional - Brasil e Mundo; História da Geografia Escolar Brasileira; Geografia Econômica; Prática de Ensino em Geografia; Prática de Pesquisa em Ensino de Geografia; Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio; Produção de Material Didático; Psicologia da Aprendizagem; Cartografia Escolar; Sociologia; Antropologia; Filosofia; Pedologia; Educação Brasileira; Sociedade e Natureza; Sociologia da Educação.

Área de Atuação

O Licenciado em Geografia, ou Geógrafo, pode atuar na educação básica em escolas federais, estaduais, municipais e distritais; em escolas privadas, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; em centros de formação não-formais e espaços de produção do conhecimento, como: museus e organizações não-governamentais em projetos de educação ambiental.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório de Prática de Ensino e Produção de Material Didático; Laboratório de Cartografia; Laboratório de Geografia Física Laboratório de Geografia Humana.

Topo

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Informática - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Informática ensina Ciência da Computação no nível médio e no profissional, assim como atua na formação de usuários de informática nas organizações. Atua também junto ao corpo docente das escolas no uso efetivo e adequado da informática na educação. É capaz de definir requisitos, especificar e avaliar programas e equipamentos para aplicação educacional, incluindo requisitos pedagógicos e de comunicação homem-computador, bem como definir requisitos e especificar sistemas de ensino de Educação a Distância. Apresenta também a capacidade de administrar laboratórios de informática em escolas e demais organizações.

Temas Abordados na Formação

Matemática Discreta; Lógica e Cálculo; Projeto e Análise de Algoritmos e Teoria da Computação; Linguagens: Modelos, Semântica Computacional, Reconhecedores e Interpretadores; Formação Pedagógica; Psicologia; Especificação de Programas; Arquitetura de Computadores; Inteligência Artificial; Interface Homem-Computador; Redes e Sistemas Distribuídos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Área de Atuação

O Licenciado em Informática pode atuar no ensino de Ciência da Computação nas escolas e de informática nas organizações; em equipe interdisciplinar para o projeto e desenvolvimento de programas educacionais e de sistemas de controle de educação a distância.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório de Ensino de Programação; Laboratório de Ensino de Eletrônica Digital; Laboratório de Ensino de Redes de Computadores.

Topo

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Matemática - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Matemática é profissional capacitado para atuar na educação básica e em cursos de formação de professores. Além de atuar diretamente na sala de aula, o licenciado pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática. Além disso, aplica teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados a diversas áreas do conhecimento nas quais o pensamento matemático se faz presente, como Física, Estatística, Biologia, Administração, Economia, Engenharia, entre outras. Além disso, o bacharel em Matemática pode desenvolver pesquisas tanto na área de Matemática Pura como na Aplicada.

Temas Abordados na Formação

Fundamentos de Análise, Álgebra e Geometria; Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear; Geometria Analítica; Física: Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Óptica Física, Relatividade, Física Quântica; Recursos computacionais voltados ao ensino de Matemática; Estratégias didáticas para a transposição de conteúdos matemáticos para o contexto da sala de aula; História e Filosofia das Ciências Naturais e da Matemática; Teorias pedagógicas para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática; Relações entre Matemática e outras áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Engenharia, Economia.

Área de Atuação

O Licenciado em Matemática pode atuar em escolas que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos; em organizações públicas ou privadas, institutos e agências de inteligência, que necessitem de profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório Experimental de Física; Laboratórios de Ensino de Matemática; Laboratórios de Informática.

Topo

Área I - Ciências Exatas e da Terra
Referencial de Química - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Química é profissional habilitado ao exercício do magistério na educação básica. Pode atuar na área de análises químicas e controle de qualidade, quer no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer na operação de equipamentos. Pode também se dedicar à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode atuar nas diversas fases da produção industrial, em atividades que englobam: a supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, outros), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral); o controle de qualidade de matérias-primas e produtos para que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário; o tratamento de efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos. Pode atuar também em outras áreas relacionadas aos processos produtivos.

Temas Abordados na Formação

Química Geral, Orgânica, Inorgânica e Analítica (Via Úmida e Instrumental); Físico-Química e Química Ambiental; Microbiologia; ões de Processos Químicos Orgânicos e Inorgânicos; Processos Biológicos; Controle de Qualidade; Metrologia Química; Teoria e Prática Pedagógica de Ensino de Química.

Área de Atuação

O Licenciado em Química pode atuar em instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica, como professor; em indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.

Infraestrutura Recomendada

Laboratórios de Ensino de Química; Laboratórios de Química Orgânica; Laboratórios de Química Inorgânica; Laboratórios de Físico-Química; Laboratórios de Análise Instrumental; Laboratórios de Microbiologia.

Topo

Área II - Comunicação e Artes
Referencial de Artes Visuais - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Artes Visuais deve ser educado para a docência de Arte - Artes Visuais - em todos os níveis do ensino formal e não-formal, incluindo a elaboração de materiais pedagógicos. Deve, também, desenvolver a produção, a pesquisa, a crítica e a mediação artístico-cultural nas modalidades de arte pública, cerâmica, desenho, fotografia, história em quadrinhos, ilustração, home page, vídeo, holografia, computação gráfica, escultura, gravura, mural, modelagem, grafite, land art, livro de artista, multimídia, instalação, objeto, performance, pintura, arte digital, teoria, história e crítica de artes visuais, entre outras.

Temas Abordados na Formação

Fundamentos do ensino-aprendizagem da arte; História da Arte; Estética; Educação inclusiva; Fundamentos da percepção, da criação e da reflexão sobre o fenômeno visual; Estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento; Elaboração, execução e avaliação de projetos no ensino de Arte - Artes Visuais.

Área de Atuação

O Licenciado em Artes Visuais pode atuar na educação formal e não-formal, em escolas, em instituições artísticas, culturais, acadêmicas e em outros espaços que congreguem as diversas atividades inerentes às artes visuais e campos correlatos, em suas múltiplas manifestações. Atuar como artista-pesquisador no circuito da produção artística profissional e na formação qualificada de outros artistas.

Infraestrutura Recomendada

Ateliês Específicos; Laboratório de Multimeios e de Mídias Eletrônicas; Espaços Expositivos.

Topo

Área II - Comunicação e Artes
Referencial de Dança - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Dança é o artista-educador que relaciona teoria e prática pedagógica em seus aspectos críticos, reflexivos e conceituais. Inter-relaciona conteúdos históricos, estéticos, filosóficos, políticos, culturais e sociais em processos educacionais em dança. Domina competências específicas da dança e do ensino e os aplica na aprendizagem significativa da dança e no exercício da cidadania. Desenvolve atividades educacionais na dança em interação com outras linguagens artísticas e atua como agente cultural incentivador de atividades artísticas e de apreciação crítica e estética no meio sócio-político-educacional em que vive. Reflete criticamente sobre os aspectos políticos e culturais da ação educativa e sobre seu papel de educador na sociedade, propondo, inclusive, novas frentes de atuação artístico-educacional.

Temas Abordados na Formação

Educação e Pedagogia da Dança; Diversidade Cultural, Educacional e Estética; Improvisação e Composição Coreográfica; Técnicas e Criatividade em Dança; Diálogos entre Dança e outras Linguagens, Novas Tecnologias e as Diversas Manifestações Artísticas e Culturais; História, Filosofia, Cultura e Cinesiologia em suas Interfaces com a Dança.

Área de Atuação

O Licenciado em Dança pode atuar na educação formal pública e privada; cursos livres em academias, estúdios, escolas de dança, companhias de dança profissionais, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, organizações não-governamentais e outros; projetos de inclusão social e ações positivas diversificadas; atuação autônoma; na produção artística, como dançarino-intérprete-criador, coreógrafo, diretor artístico, dramaturgo, corpos de baile, casas e espaços alternativos de espetáculo, teatros e espaços de interação social, lazer e cultura; na produção cultural em produção, formação e difusão artística e cultural; instituições públicas e privadas; na construção do conhecimento, em pesquisas e estudos em dança e educação, em linguagem do movimento, em documentação e história da dança, cinesiologia, novas tecnologias, estudos culturais, dentre outros.

Infraestrutura Recomendada

Biblioteca Técnica; Laboratório de Informática e de Multimeios; Laboratório de Pesquisa; Teatro; Oficina Cenográfica; Oficina de Iluminação; Espaço para Cenografia e Figurino.

Topo

Área II - Comunicação e Artes
Referencial de Música - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Música atua no ensino de música, lecionando canto ou instrumentos musicais, em todos os níveis do ensino formal (Educação Básica) e não-formal (escolas especializadas). Poderá atuar ainda como intérprete solista, preparador vocal, bem como integrar grupos instrumentais diversos.

Temas Abordados na Formação

Didáticas e Métodos de Educação Musical; Legislação Educacional; Psicopedagogia Musical; Folclore Musical; Filosofia da Educação; Linguagem e Estruturação Musical (Análise, Harmonia e Contraponto); Percepção Musical; História da Música Universal e Brasileira; Acústica e Tecnologia; Fundamentos de Produção Cultural; Fundamentos da Pesquisa em Música; Estética e Filosofia da Música; Prática de Grupos Vocais e Instrumentais; Música de Câmara; Oficinas de Criatividade; ões de LIBRAS; Estudo Técnico de Instrumento, Literatura e Repertório Específico; Interpretação (escolas e estilos); Técnicas de Palco e de Expressão Corporal; Prevenção de Lesões Causadas por Esforço Repetido e Disfunções de Postura; Saúde, Fisiologia e Técnica Vocal; Técnicas de Respiração e Postura; Dicção e Fonética; Literatura e Repertório do Canto; Declamação Lírica.

Área de Atuação

O Licenciado em Música pode atuar na Educação Básica, em escolas especializadas ou diferentes contextos em que se desenvolvam atividades musicais; em pesquisa musicológica e pedagógica, a qual abrange os aspectos teóricos, práticos e interdisciplinares da música; como intérprete solista, preparador vocal ou integrante de grupos instrumentais atua em órgãos públicos ou privados, civis, militares ou religiosos.

Infraestrutura Recomendada

Instrumentoteca; Laboratórios de Computação com Programas de Música; Salas com Recursos Multimídia; Salas com Tratamento Acústico e Espelho; Acervo de Partituras e Gravações (Áudio e Vídeo) do Repertório; Salas para Ensaio de Grupo; Grupos Musicais de Apoio (Grupos de Câmara, Orquestra, Banda, Grupos de Música Popular).

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de Ciências Sociais - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Bacharel em Ciências Sociais deve reunir conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política que permitam atuar na formulação, execução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e programas em órgãos governamentais; em planejamento, consultoria, formação e assessoria a sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais, organizações sociais, não-governamentais e do terceiro setor e em empresas privadas; no desenvolvimento de projetos em instituições de pesquisa social, com enfoques qualitativos e quantitativos; no exercício da docência em Sociologia, Antropologia, Ciência Política e disciplinas correlatas, no Ensino Fundamental e Médio, e em diferentes formas de educação promovidas por agentes sociais, como movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais e empresas. Além disso, o cientista social deve ser capaz de produzir conhecimentos que articulem a teoria, a pesquisa e a prática profissional para uma atuação qualificada diante de problemas relevantes do contexto político e cultural em que se insere.

Temas Abordados na Formação

Sociologia; Antropologia; Ciência Política; Processos Sociais, Culturais e Políticos Clássicos, Contemporâneos e Emergentes; Metodologias de Pesquisa Quantitativas e Qualitativas; Ciências Humanas, Filosofia e Ciências Sociais Aplicadas.

Área de Atuação

O Bacharel em Ciências Sociais pode atuar em instituições de ensino públicas e privadas; em sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais; em organizações sociais, organizações não-governamentais e do terceiro setor; na docência em ensino básico, fundamental e médio.

Infraestrutura Recomendada

Laboratórios e/ou núcleos de pesquisa social.

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de Filosofia - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Filosofia é o profissional que auxilia na formulação e na proposição de soluções de problemas nos diversos campos do conhecimento e, em especial, na educação, área em que colabora na formulação e na execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como na utilização de tecnologias da informação, da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores. Além disso, ele contribui para desenvolver consciência crítica no campo sócio-histórico-político e colabora na interpretação de textos teóricos em diversas áreas do conhecimento, com base em conhecimentos da técnica hermenêutica e no aprimoramento das práticas investigativas. Estimula o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe e a interpretação das questões referentes à significação da existência, da diversidade, da ciência e das produções culturais e artísticas. Tem também como competência a organização da aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, habilidades, valores, interação com a realidade e com os demais indivíduos.

Temas Abordados na Formação

História da Filosofia; Filosofia Política; Teoria do Conhecimento (Fenomenologia); Antropologia Filosófica; Lógica; Ética; Problemas Metafísicos; Filosofia da Ciência (Epistemologia); Filosofia da Linguagem; Estética; Filosofia da Mente; Filosofia da Educação; Psicologia da Educação, da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Sociologia da Educação; Didática; Políticas Educacionais.

Área de Atuação

O Licenciado em Filosofia pode atuar na educação fundamental e média, bem como desenvolver pesquisa, consultorias e assessorias em empresas e órgãos públicos.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório de informática; Salas de multimídia.

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de História - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 2400 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em História, ou Historiador, é o profissional que exerce o ofício de professor de História, sem abdicar, no entanto, do seu papel de pesquisador: leciona as disciplinas históricas na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), nas suas diversas modalidades (Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Especial e Educação a Distância). Realiza pesquisas e investigações na área do ensino e aprendizagem histórica, escreve e produz livros e materiais didáticos, presta serviços de consultoria e assessoria a entidades públicas e privadas nos setores educacionais, científicos e culturais.

Temas Abordados na Formação

Teoria da História; História da Cultura; Geo-História; História Antiga Oriental e Ocidental; História Medieval; História Moderna; História Contemporânea; História do Brasil; História do Brasil Colonial; História do Brasil Império; História do Brasil República; História da Cultura e da Sociedade; Metodologia de Ensino da História; História da América Colonial; Pesquisa em História; Introdução aos Estudos Geográficos; Introdução aos Estudos Históricos; Sociologia; Antropologia; Filosofia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Didática.

Área de Atuação

O Licenciado em História, ou Historiador, pode atuar em instituições de ensino públicas e privadas de educação fundamental e média; órgãos públicos, privados e organizações não governamentais ligadas à ciência, educação e cultura.

Infraestrutura Recomendada

Salas Multimídia; Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica; Laboratório de Informática; Laboratório de História Oral; Laboratório de Imagem e Som; Laboratório de Documentação; Laboratório de Restauração.

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de Letras - Língua Estrangeira - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 3200 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Letras - Língua Estrangeira - é profissional formado para conhecer profundamente uma língua estrangeira moderna, é capaz de gerar e de difundir conhecimentos como professor de Ensino Fundamental e Médio. Atua como revisor, pesquisador, contribuindo para a demanda nacional e internacional. A base de formação em ensino de Língua Estrangeira não exclui o domínio da Língua Portuguesa, bem como as noções de Linguística e de Literatura que possibilitam o pensamento científico para o ensino e as atividades que requeiram a língua estrangeira como base, como a tradução.

Temas Abordados na Formação

Língua Estrangeira: compreensão e expressão oral e escrita. Conhecimentos sistêmicos nas disciplinas técnicas da Linguística: Semântica, Morfossintaxe, Sintaxe, Morfologia, Fonética e Fonologia, Literatura Inglesa e Norte-Americana, Línguas Clássicas. Teoria e Prática de Tradução e de Versão; Língua Portuguesa: compreensão e expressão oral e escrita.

Área de Atuação

O Licenciado em Letras - Língua Estrangeira - pode atuar em instituições públicas e privadas de ensino, de diversos níveis; em editoras, meios de comunicação, consultorias, empresas de eventos, embaixadas, assessorias de comunicação, produtoras, fundações e instituições culturais, organizações governamentais e não-governamentais.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório de Informática; Laboratório de Línguas; Laboratório de Fonética; Laboratório de Tradução.

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de Letras - Língua Portuguesa - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 3200 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Letras - Língua Portuguesa - atua no ensino e na pesquisa na área de linguagem, especificamente no estudo da Língua Portuguesa, compreendendo a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa Vernácula do Brasil e as literaturas em Língua Portuguesa. Ele deve ser apto para trabalhar com produção, revisão e edição de textos. Deve dominar a linguagem oral e a escrita e ter facilidade para se comunicar, além de saber lidar com ferramentas e com práticas pedagógicas que permitam ensinar conteúdos para os Ensinos Fundamental e Médio.

Temas Abordados na Formação

Estudo da Linguagem e de suas variações; Língua Portuguesa; Línguas Clássicas; Línguas Estrangeiras Modernas; Filosofia da Linguagem; Teoria de Aquisição de Primeira e de Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Produção e Revisão de Texto; Teoria Literária; Literatura Brasileira; Literaturas de Língua Portuguesa; Literaturas Clássicas; Literaturas Estrangeiras Modernas; Fundamentos e Crítica da Arte; Didática; Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa.

Área de Atuação

O Licenciado em Letras - Língua Portuguesa - pode atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas e privadas, editoras, meios de comunicação, consultorias, empresas de eventos, embaixadas, assessorias de comunicação, organizações governamentais e não-governamentais.

Infraestrutura Recomendada

Laboratório de Línguas; Laboratório de Fonética; Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa.

Topo

Área III - Humanidades
Referencial de Pedagogia - Licenciatura

CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 3200 horas

Perfil do Profissional

O Licenciado em Pedagogia, ou Pedagogo, atua como professor da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de Serviços e de Apoio Escolar. Atua ainda como pesquisador na área educacional e gestor de processos educativos e da organização e no funcionamento de sistemas e de instituições de ensino.

Temas Abordados na Formação

Epistemologia da Educação; Filosofia da Educação; História da Educação; Antropologia da Educação; Sociologia da Educação; Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Fundamentos da Infância; Língua Portuguesa; Biologia da Educação; Didática; Pesquisa e Prática Pedagógica; Alfabetização e Letramento; Conteúdos e Métodos: da Educação Infantil, da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino da Língua Portuguesa, da Matemática, da História, da Geografia, das Ciências, das Artes e da Educação Física; Organização do Trabalho Docente; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Teoria e Prática de Currículo; Políticas Educacionais; Relações Humanas; Gestão Educacional e Escolar; Planejamento Educacional e de Ensino; Avaliação Educacional e de Ensino; Educação e Tecnologias; Literatura Infanto-Juvenil; Educação Inclusiva.

Área de Atuação

O Licenciado em Pedagogia, ou Pedagogo, pode atuar em creches e escolas; em sistemas de ensino e em projetos desenvolvidos em instituições não-escolares, como organizações não-governamentais, empresas, hospitais, movimentos sociais, associações, clubes e em outros espaços educativos.

Infraestrutura Recomendada

Laboratórios de Informática; Brinquedoteca; Laboratórios de Ensino de Ciências Naturais; Laboratórios de Ensino de Matemática; Laboratórios de Ensino de História; Laboratórios de Ensino de Geografia; Laboratórios de Ensino de Língua Portuguesa; Laboratórios de Ensino de Artes; Laboratórios de Ensino de Educação Física.

Topo

 
  • Acessibilidade Brasil
  • PDE
  • MEC